quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

JANDIRA FEGHALI FAZ A FESTA DA CULTURA NO CARLOS GOMES


A secretária municipal de Cultura, Jandira Feghali, apresentou sua equipe e as principais propostas imediatas de sua gestão em uma posse simbólica realizada nesta terça-feira, dia 13 de janeiro, no Teatro Municipal Carlos Gomes, na Praça Tiradentes. Entre as medidas anunciadas estão a criação do Fundo Municipal de Cultura, a implantação do Conselho Municipal de Cultura e a integração dos teatros e das lonas culturais municipais em uma rede. Jandira ressaltou a importância dos bens culturais como fonte de afeto e conhecimento e afirmou que a sua política cultural será baseada na construção da identidade através da diversidade. “A arte e o talento estão no povo, por isso a política cultural deve ser voltada para ele”, destacou a secretária.

O prefeito Eduardo Paes prestigiou a festa, assim como artistas e personalidade do Rio, entre eles as cantoras Alcione e Sandra de Sá, os atores Paulo Betti e Zezé Motta, e o ex-presidente da Biblioteca Nacional e jornalista Muniz Sodré. Grande amiga de Jandira desde sua campanha para a Prefeitura, a atriz Fernanda Montenegro não pôde comparacer, mas mandou um emocionado depoimento sobre a secretária, que foi lido por Jandira para o público.

Um documentário com depoimentos de artistas e profissionais de diferentes áreas – como o diretor de teatro Augusto Boal, a bailarina Ana Botafogo, o artista plástico Ernesto Neto e o sambista Jorginho do Império - apresentou algumas das propostas imediatas para a Secretaria Municipal de Cultura, como a implantação de uma co-gestão entre educação e cultura.

Plateia do Teatro Municipal Carlos Gomes

Mais de mil pessoas foram à festa no Carlos Gomes, deixando a plateia e o balcão nobre completamente lotados. O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e de importantes representantes da classe artística como os atores Paulo Betti, Zezé Motta e Inês Viana, a poeta Elisa Lucinda e os músicos Alcione, Sandra de Sá e Moacyr Luz. Segundo Paulo Betti, a iniciativa de Paes de nomear Jandira demonstra a importância que o prefeito confere à Secretaria de Cultura. "Esperamos que a Jandira traga toda a sua força, principalmente política, para a área cultural", destacou.

Já Zezé Motta acredita que a presença de tantos artistas na posse simbólica de Jandira é a afirmação do apoio da classe artística à gestão da secretária de Cultura. "Sem dúvida, a Jandira poderá contar com muita gente para colocar em prática o seu plano de governo, até mesmo porque a classe artística está muito otimista", afirmou. Para Alcione, todo o Rio de Janeiro sentirá a importância da Jandira. "Ela está no lugar certo, pois tem uma forte consciência musical muito forte. Afinal, a Jandira também é música. A Secretaria Municipal de Cultura tem sorte de poder contar com ela", ressaltou.


Jandira Feghali na bateria


Jandira fez questão de tocar bateria com a Orquestra Criola



A secretária deixou clara sua aptidão musical ao tocar bateria ao lado da Orquestra Criola, grupo do qual faz parte o subsecretário de Democratização e Difusão Cultural, Humberto Araújo. A apresentação contou com a participação dos cantores Marcelo Vianna e Simone Lial e um repertório que incluiu "Carinhoso", de Pixinguinha; "Minhas madrugadas", de Paulinho da Viola, e "De noite na cama", de Marisa Monte. Nos bastidores, Jandira disse que sempre arranja "um tempinho" para a bateria e que fez questão de lembrar ao público seu início de carreira como instrumentista. "A música foi minha primeira profissão", disse ela. A posse simbólica contou ainda com uma apresentação da atriz e escritora Elisa Lucinda, que declamou "Poesia", de Antonio Vieira, um apelo à valorização dos poetas populares. Jorge Mautner e Nelson Jacobina fecharam o show-relâmpago, que contou ainda com uma "canja" do sambista Moacyr Luz.



Bem humorado, o prefeito Eduardo Paes fez uma piada ao subir no palco para saudar a secretária: "Temos uma secretária que toca bateria e um subsecretário que faz parte de uma Orquestra, então não sei muito o que fazer aqui. Mas juro que minha mãe dizia que eu cantava muito bem".



Depois disso, Paes destacou o dinamismo de Jandira: "Ela é uma grande mulher e, em muito pouco tempo, conseguiu organizar a transição e as proposta fundamentais para este início de gestão. Para um Prefeito, é uma tranquilidade imensa quando uma secretária responde assim tão rápido. Isso me deu a certeza de que fizemos a escolha certa".


Fonte: Secretaria Municipal de Cultura

Nenhum comentário: