quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Ano novo, língua nova ou de roupa nova

Muitos amanheceram, no primeiro dia do ano, com dor de cabeça, cansados da "ressaca" do dia 31. Muitos acordaram tarde e não souberem da notícia. Mas, para aqueles que leram os jornais, ligaram a tv ou o rádio, acessaram a internet, a notícia que a "flor de Lácio" mudou não foi tão impactante. E muitos perguntam: mudou ou está de roupa nova?

A língua falada por 240 milhões de pessoas em oito países do nosso globo terretre não sofreu tanta mudança assim. Para nós, brasileiros, atingirá apenas 0,5% da nosso vocaulário,já para os protugueses 1,6%.Como disse o acadêmico,Domício Proença Filho, a estrutura da língua não muda. Ela apenas ganhou uma roupa nova. As instiuições da sociedade civil terão até 2012 para se adaptarem as novas regras. Eu já comecei.

Sei que as professoras do primário terão que ensinar aos alunos que o alfabeto tem 26 letras. Quiçá um desavisado dirá: - mas professora são 23: a,b,c,d,...z. Caberá a professora responder: - devida a nova mudança da língua portuguesa o k,w e y agora fazem parte também do nosso alfabeto. As letras serão usadas para siglas,símbolos e unidades de medida e para nomes próprios originários de outras línguas.

Tomarei cuidado ao escrever "cinqüenta anos de revolução cubana". Sei que o trema não existe mais a partir de hoje. Escreverei assim: "cinquenta anos de revolução cubana" para parabenizar a revolução. Mas, quando o caso for nome próprio, usarei o trema com a maior tranqüilidade: Müler.(Opa! tranquilidade sem trema agora).

O hífen não será usado em dois casos: quando o segundo elemento da palavra começar com s ou r. Exemplo: - Cadê o contra-regra? - escreveu o ator no cartaz para o outro do outro lado da coxia. - Está do seu lado. E não se escreve contra-regra, mas sim contrarregra - escreveu o outro ator. Já quando o elemento da palavra terminar e começar com vogal, o hífen não mais existirá. Ex: - peguei a auto-estrada - escreveu o aluno no quadro. - está errado. O correto é : peguei a autoestrada- disse a professora.

Sei também que os ditongos abertos ei e oi não serão mais acentuados. Seremos heroicos, e não mais heróicos. Sei também que sumirá o acento águdo do i e do u paroxítionas , após os ditongos abertos ei e oi..Falarei feiura e não feiúra. E a língua troca de roupa. Estará mais bonita?

O acento circunflexo sumirá das palavras terminadas em eem ( terceira pessoa do plural do indicativo ou do subjuntivo) e em oo (hiato). Pegue o voo e não o voô. Os Mulçumanos creem,mas não crêem em Ala. Podemos dizer que nestes casos as palavras estão sem chapéu, de cabeleira à mostra. Acabaram com a vaidade delas? por que não podem usar um adorno?

Escreva pra mim: - Pára de escrever. Eu direi: - Para com isso! para ti. As palavras homôgrafas- que possuem a mesma grafia,mas significados diferentes-, como para (flexão de parar) e para (preposição) , não terão mais acento para diferenciálas.Com exceção do verbo pôr com a preposição por. Vou pôr o acento e não por.

Ficou difícil? saiba que concordando ou não com as alterações, elas servirão para que Brasil,Angola,Portugal,Guiné-Bissau,São Tomé e Príncipe,Moçambique e Timor leste escrevam o mesmo português,a sexta língua mais falada do mundo. De fato, não tranformamos a nossa língua radicalmente, mas este sentimento de unificação já é muito válido. Esperamos que a troca literária entre os países seja mais intensa.Somos a nossa língua,falamos com a língua,comemos com a língua. A língua é nossa cultura.

Nenhum comentário: