quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Espetáculos e oficinas marcam encerramento do ano letivo da Escola Nacional de Circo


Uma série de atividades marca o encerramento do ano letivo da Escola Nacional de Circo/Funarte, no Rio de Janeiro, de 8 a 19 de dezembro. A instituição programou, além de uma semana de estudos integrados em arte circense, apresentação de espetáculos e workshops, reunindo professores, alunos e convidados de várias partes do país. O objetivo é aproximar a comunidade escolar da diversidade estética circense, fortalecer o contato com artistas e promover debates sobre os processos pedagógicos diante das constantes mudanças no mundo do circo.

Até sexta-feira, durante a Semana de Estudos Integrados em Arte Circense, estão sendo oferecidas as oficinas: Melodrama circense, com Ana Luisa Cardoso; Onde está o meu nariz, com as Marias da Graça; História do circo, com Ermínia Silva; Expressão corporal, com Dani Lima; Prevenção de lesões através de exercícios terapêuticos, com Daniel Nogueira; e Paradas e duos de paradas, com Leon Schlosser. De 16 a 19 de dezembro, haverá apresentações artísticas com circos e escolas circenses de diversos estados e workshops. Vão se apresentar o Circo Zanny (SP), Esola Spasso (MG), Circo Girassol (RS), Cia. Melodramáticos (RJ) e Escola Picolino (BA), além da participação dos Mestres tradicionais de circo (RJ/SP) junto com os alunos da Escola Nacional de Circo/Funarte.

Referência para toda a América Latina na área de formação em circo e única instituição de ensino diretamente mantida pelo Ministério da Cultura, a Escola Nacional de Circo (ENC) realiza cursos regulares de formação e reciclagem de artistas. Criada pelo circense Luís Olimecha, em 1982, a ENC reúne profissionais com mais de trinta anos de carreira artística em seu corpo docente. Alguns deles oriundos da equipe que fundou a instituição. Atualmente, mantém 200 alunos matriculados e oferece aulas em dois turnos. A admissão é realizada por concurso público. Localizada na Praça da Bandeira, nº. 4, no Rio de Janeiro, em um terreno de sete mil metros quadrados, a Escola Nacional de Circo possui lona moderna de quatro mastros e arquibancada com capacidade para três mil espectadores. O espaço conta, ainda, com salas de aula, dança e musculação, fisioterapia, refeitório e oficinas para confecção e conserto de aparelhos.

Fonte: site da FUNARTE

Nenhum comentário: